TemPEAD

My Photo
Name:
Location: Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil

Sou psicóloga de formação, com Mestrado em Educação e Doutorado em Informática na Educação, pela UFRGS. Realizei um estágio "sandwich" na University of Texas at Austin,US, onde me dediquei ao estudo do Letramento e suas interfaces com a cultura e a tecnologia.

Monday, September 04, 2006

Provocação


Para "provocar" a reflexão sobre os usos do tempo e as representações de Professores/as no início do século XXI, estou disponibilizando uma imagem e um pequeno texto, extraídos do artigo "Mulheres em sala de aula", de Guacira Lopes Louro (professora da FACED/UFRGS), que integra o livro "História das Mulheres no Brasil".
No primeiro quartil do século XX
"o magistério era visto como uma extensão da maternidade, o destino primordial da mulher. Cada aluno ou aluna era representado como um filho ou filha espiritual e a docência como uma atividade de amor e doação à qual acorreriam àquelas jovens que tivessem vocação."(LOURO, 2001, p. 451)
As demandas do século XXI, aliadas ao uso de novas tecnologias de informação e comunicação, trazem novos desafios para aqueles/as que escolhem a carreira docente.
Por exemplo: Como conciliar o trabalho, a família e a formação continuada? Sobra tempo para o lazer? Surgem outros tempos (síncronos e assíncronos) e espaços (sala de aula, ambiente virtual...), como lidar com eles?

Proposta

Este blog foi criado para ser utilizado no Curso de Pedagogia: anos iniciais, na modalidade a distância, da UFRGS. Tem como objetivo principal constituir um espaço de discussão sobre a organização do tempo dedicado à famíllia, ao trabalho, ao estudo e ao lazer.
Para disparar esta discussão sugerimos uma reflexão a partir do blog Mothern (Mother modern) criado, em 2002, por Laura Guimarães e Juliana Sampaio, duas publicitárias mineiras com filhos pequenos. O conteúdo do endereço virtual (http://mothern.blogspot.com) não demorou a se transformar em coluna da revista "TPM" (seção Badulaque) e no livro "Mothern: manual da mãe moderna", e atualmente está sendo anunciada a versão para a TV, que será a primeira série nacional com dramaturgia do GNT. A série será estrelada por: Camilla Raffanti, Fernanda D'Umbra, Juliana Ruiz e Melissa Vetore.
Na revista Monet (revista da NEET), do mês de setembro de 2006, uma matéria de Shirley Paradizo, intitulada "Mães modernas: seriado nacional Mothern mostra quatro mulheres que tentam conciliar carreira e filhos sem perder o juízo", apresenta uma entrevista com as criadoras do blog, onde aborda a motivação inicial e os desdobramentos, além de citar outros blogs que viraram mania.